Fique ligado!

Novidades

Educação

Tampinhas plásticas na transformação de idéias

Imagem: Tampinhas plásticas na transformação de idéias

Você sabia que podemos fazer trabalhos maravilhosos com a reciclagem de tampinhas plásticas? E assim transformar o que era lixo em trabalhos de solidariedade.

As catástrofes ambientais não param de acontecer, o aquecimento global e a escassez de recursos naturais já são uma realidade e o cenário para os próximos anos é cada vez mais catastrófico. 

No entanto, nada disso é novidade. Há anos ouvimos previsões pessimistas de ambientalistas e de líderes ativistas de que mesmo que conseguíssemos frear todos os nossos hábitos ruins, levaríamos alguns milhares de anos para podermos reequilibrar o ecossistema. 

A boa notícia é que, finalmente, vem crescendo o número de pessoas, grupos e empresas que passaram a levar essas questões mais a sério e começaram a repensar nosso processo de produção e consumo, desenvolvendo campanhas de gestão eficiente de resíduos, além de produtos sustentáveis, que impactam menos o meio ambiente e ajudam a preservar nossos recursos. 

Com isso, esses grupos se propõem a salvar aquilo que ainda temos e a preservar também nossas espécies marinhas e terrestres, que tanto sofrem com nosso descaso.  

E uma das iniciativas mais importantes nesse sentido diz respeito à reciclagem de plásticos, uma das principais preocupações dos especialistas, devido ao seu consumo em larga escala, seu descarte irregular e ao seu grande potencial de contaminação, já que consegue se manter intacto por centenas de anos, se espalhando facilmente por rios e mares. 

Nós, do Instituto Bubonem, também fazemos parte dessa luta. No ano passado, por exemplo, participamos do projeto “Tampinhas do Futuro”, desenvolvido pelo Selo Social. Neste projeto, nós e outras ONGs de Itu disponibilizamos nosso espaço para que se tornasse um posto de arrecadação de tampinhas plásticas. Ao todo, durante a ação, 950 tampinhas foram arrecadadas por aqui, transformando o que era lixo em um trabalho de solidariedade, que gerou empregos e renda extra para uma série de pessoas envolvidas nas cadeias de reciclagem. 

Nosso projeto Tampinhas do Futuro foi um SUCESSO! 🏆Conseguimos arrecadar mais de 950 tampinhas em apenas 2 meses! …

Posted by Instituto Bubonem Cultural – IBC on Tuesday, December 11, 2018

Com isso fomos certificados em 2018 com 8 impactos realizados dentro de Itu!

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então fique ligado aqui no blog e também nas nossas redes sociais. 

Biodiversidade

Explorar

Fósseis

Explorar

Conchas

Explorar

Pedras e Rochas

Explorar

Moedas

Explorar

Cédulas

Explorar