IBC - Instituto Bubonem Cultural

O Instituto

Nossa Missão

Incentivar as crianças e os jovens a descobrirem um mundo maior, através da sua curiosidade, promovendo novos conhecimentos científicos e culturais, ajudando as instituições de ensino a criar nos jovens a sede de conhecimento e respeito pela natureza.

Nossa Visão

Aquilo que as pessoas não conhecem, para elas não existe, tornando o mundo delas menor. Vamos ampliar este mundo. Muitos nascem, crescem e morrem sem ter consciência que poderiam ter sido especiais para o mundo. Vamos descobrir e criar oportunidades para estes.


2019

Em 2019, começamos a execução da mostra "Brasil - História e Memórias Estampadas no Dinheiro: Cédulas e Moedas Nacionais", via Lei Rouanet. Em pouco mais de dois meses, a exposição recebeu mais de 8 mil visitantes.

2018

Em 2018, realizamos 04 exposições de Cédulas do Mundo e contamos com 02 eventos para apresentação do Instituto para empresários e educadores de Itu e Região. Conseguimos no final do ano a doação de um espaço que foi cedido pela empresa Emicol, no qual faremos mais exposições e visitas no local.

2017

Em 2017 estando agora devidamente formalizada estaremos iniciando nossas atividades, promovendo exposições de cunho histórico e cultural de maneira itinerante em diversos espaços da cidade e região, até que tenhamos um local físico para promover nossas exposições.

2016

Em 2016 este grupo formatou a Personalidade Jurídica de um Instituto especificamente para este fim, dando o nome de Instituto Bubonem Cultural, sendo Bubonem o nome escolhido, pois significa Coruja em Latim. A coruja é o símbolo da curiosidade, do conhecimento, da sabedoria enfim é um ícone que traduz tudo aquilo que queremos valorizar em nossa Instituição.

2015

Esta ideia começou a tomar forma quando em 2015 agregamos um conjunto de líderes em seus segmentos na cidade de Itu que possuíam uma consciência semelhante e que entendiam que através da educação poderiam ajudar a mudar a realidade de vida das pessoas, suas famílias e por vezes de comunidades inteiras.

2014

O Instituto Bubonem Cultural IBC começou a nascer em 2014 com uma ideia, ainda embrionária de desenvolver um espaço que fomentasse nas crianças a curiosidade pelas ciências, pela leitura e pela cultura e arte.

Transparência

Aqui você confere alguns dos documentos institucionais relacionados à gestão do Instituto Bubonem Cultural.

Acessar
Seja um amigo Bubonem!

Seja um amigo

Junte-se ao Programa de Amigos do Bubonem, você participa ativamente da nossa programação, fortalece nossa rede de amigos e contribui para a melhoria do futuro dos jovens.

Saiba mais

Selo Social

O Selo Social é uma ação do Instituto Abaçaí juntamente com a Prefeitura de Itu para certificar as entidades da região de acordo com os seus respectivos módulos, com objetivo de valorizar publicamente as iniciativas do 3º setor. No ano de 2017, o tema foi “Reconhecendo e Transformando nossa Cidade", o Instituto Bubonem foi certificado com 05 impactos sociais gerado dentro de Itu e 1.500 pessoas atingidas por esse impacto, nosso projeto apresentado foi o “Cédulas do Mundo” que realizou exposições itinerantes dentro da cidade.

Selo Social - Itu-SP 2018
Selo Social - Itu-SP 2017

Nossa equipe

  • Walmir Scaravelli - FundadorWalmir ScaravelliFundador
  • Jackson Faccioli - PresidenteJackson FaccioliPresidente
  • Rafael Silva - Vice-PresidenteRafael SilvaVice-Presidente
  • Larissa Milanezi - 1ª SecretáriaLarissa Milanezi1ª Secretária
  • Amanda Bazarin - 2ª SecretáriaAmanda Bazarin2ª Secretária
  • Madalena Bittencourt - 1ª TesoureiraMadalena Bittencourt1ª Tesoureira
  • César Gatti - 2ª TesoureiroCésar Gatti2ª Tesoureiro
  • Herivaldo Menezes - 1º Conselheiro FiscalHerivaldo Menezes1º Conselheiro Fiscal
  • Fernão Ramos - 2º Conselheiro FiscalFernão Ramos2º Conselheiro Fiscal
  • Rodrigo Rebouças - 3º Conselheiro FiscalRodrigo Rebouças3º Conselheiro Fiscal